Escolher os fornecedores para o vosso casamento vai ser uma das importantes tarefas no processo de planeamento do casamento. Depois do pedido de casamento e de oficializarem esse pedido, pensaram numa(s) data(s) possível(is) para realizar aquele que será um dos dias mais felizes das vossas vidas e depois de definirem o vosso budget, é hora de encontrarem as vossas equipas, os vossos fornecedores para que juntos trabalhem para realizar o tão idealizado casamento. Vamos pôr mãos à obra?

Escolher os fornecedores de casamento é uma tarefa que deve ficar definida o quanto antes, uma vez que os melhores profissionais são contratados entre um e dois anos de antecedência, assim como os espaços de casamento. Já têm ideia de alguns espaços de sonho, querem um fotógrafo que descreva todas as vossas emoções e dos vossos convidados e que seja do vosso agrado? Gostavam de casar numa data especial? Então o tempo e a antecedência com que planeiam irá ajudar-vos quanto a isso.

Como não queremos que vos falte nada e como gostamos de ajudar, disponibilizamos a nossa checklist pode que vos possa ajudar numa primeira fase da organização.

Assim, em conjunto devem tirar um tempinho para definirem os vossos fornecedores. É importante que escolham tudo em função do vosso estilo e da vossa personalidade para que seja mais fácil atingir o idealizado, tornando o vosso dia inesquecível.

O tempo como vosso maior aliado

É importante que comecem a escolher os vossos fornecedores de casamento com alguma antecedência. Como em tudo, o tempo será o vosso maior aliado para que tudo corra na perfeição e para garantir que os fornecedores que ambicionas contratar têm a data disponível. No meu caso em particular, decidimos casar no dia em que começamos a namorar. Assim, para garantir que a data estaria disponível para a maior parte dos fornecedores, decidimos pôr mãos à obra e começamos a selecionar algumas das possíveis equipas, nomeadamente o espaço de casamento, a equipa de fotografia e vídeo e o DJ/animação. O resto pode-se contratar depois.

O orçamento de casamento

Quando começamos a somar os vários serviços ficamos com uma noção mais real dos vários gastos. Se o vosso orçamento for reduzido é importante saberem até onde podem gastar e depois, quando reunirem com alguns fornecedores, podem ver se é possível fazerem pequenos ajustes nos vários packs e/ou serviços mediante o vosso budget.

O estilo do casamento

Já sabem o estilo de casamento que vão escolher? Existe uma série de estilos, desde o mais minimal, ao clássico, passando pelo rústico, vintage ou até mesmo o boho chic. Cada um no seu género e que são capazes de encaixar com cada perfil de noivos. É preciso conhecerem-se e escolherem em função disso. Se ainda têm dúvidas quanto ao estilo de casamento, não damos uma ajuda com o nosso artigo sobre Os 10 estilos de casamento mais escolhidos.

Não há nada como falarem com os fornecedores de casamento e verificarem se estão em sintonia e se seguem o mesmo pensamento que vocês. Em todo o caso, uma breve pesquisa pode ajudar a excluir ou a incluir algumas das opções de fornecedores de casamento.

Procurar inspiração na internet

Atualmente grande parte das pessoas não têm muito tempo para irem aos espaços conhecer os vários portfólios e se tens um telemóvel com internet, tens tudo. Hoje já se consegue perceber as ofertas que há no mercado através da internet e se um fornecedor tem um website ou as redes sociais bem caprichadas de informação, exemplos e estilos do teu trabalho, óptimo, caso contrário poderá ser difícil serem contratados. O que quero dizer com isto é que a maioria dos bons fornecedores já têm bastantes trabalhos publicados nas redes sociais e/ou no website. Uma breve pesquisa na internet pode ajudar-vos a encontrar alguns bons exemplos.

Pedir orçamentos

Depois de fazerem as várias pesquisas no vosso telemóvel pelos vários sites e pelas várias redes sociais, certamente já selecionaram alguns dos que vos agradaram mais. Nesta fase podem entrar em contacto, enviando e-mail ou por chamada, a solicitarem o envio de orçamento. Não se esqueçam de mencionar algumas informações importantes: data do casamento e local, assim será mais fácil darem-vos certeza da disponibilidade.

Marcar várias reuniões

Para conseguirem escolher os fornecedores de casamento da melhor forma possível é necessário marcarem reuniões presenciais ou por videochamada. Se gostaram do trabalho e o orçamento está dentro das vossas possibilidades, então marquem uma reunião e fiquem a conhecer as pessoas que vos acompanharão, seja no espaço de casamento, a equipa de fotografia e vídeo, o DJ ou animador, maquilhador, entre outros. Não há nada como reunir e ficar a conhecer melhor o trabalho dos vários profissionais.

Criar empatia

Escolheram os estilos que mais vos agradam e que mais vão de encontro com a vossa personalidade, marcaram as várias reuniões e agora o que se segue? Mediante tudo isto, é importante que se identifiquem com os fornecedores que vão contratar. Numa primeira reunião devem conseguir criar empatia, assim no dia do vosso casamento tudo será mais fácil e podem vê-los como vossos parceiros e amigos.

Assinar os contratos

As várias propostas oferecidas pelos vossos fornecedores de casamento devem ser o mais completas possível, assim sabem com o que podem contar, o que se traduz em menos gastos e imprevistos. Se foram visitar profissionais de fotografia, optem por packs completos, onde inclua a reportagem completa do vosso dia, fotografia, vídeo, álbum e outros. No caso dos espaços de casamento, garantem um serviço completo, entre serviço de mesa, limpeza, decoração, iluminação, etc.

Depois de tudo acertado, é hora de assinar os vários contratos e, assim, começam a eliminar tarefas e podem dedicar o vosso tempo às próximas etapas do planeamento do casamento.

Confia

Depois de tudo tratado, de escolher os fornecedores de casamento, é altura de pensarem em vocês e aproveitarem o vosso dia da maior forma possível. Confiem nos vossos fornecedores e acreditem que fizeram boas escolhas e deixem os vários profissionais fazerem o excelente trabalho que estão tão habituados a fazer.

Para além de ser importante pesquisar sobre os vários fornecedores e verem diferentes portfólios, se possível devem ver opinião de outras pessoas, seja em grupos de discussão, fóruns ou redes sociais. Mas mais importante ainda é seguirem a vossa intuição e não fugirem à vossa personalidade. Se gostaram de determinado fornecedor mas o vosso orçamento é limitado, enviem e-mail a questionar sobre possíveis ajustes nos packs. Por vezes, é possível ajustar de modo a que todos fiquem a ganhar com a escolha que fizeram.

Vejam também:

O QUE FAZER APÓS FICAR NOIVA?

O PEDIDO DE CASAMENTO

5 MAQUILHADORAS A SEGUIR NO INSTAGRAM

30 VÍDEOS DE CASAMENTO DESLUMBRANTES

O ORÇAMENTO DE CASAMENTO

CRONOGRAMA DE CASAMENTO

15 QUINTAS PARA CASAMENTO NO PORTO

10 QUINTAS DE CASAMENTO NO MINHO

Julho 26, 2021

RELATED POSTS