Os estilos de casamentos ou temas pode ajudar na preparação do vosso casamento. Cada vez mais existe uma certa preocupação em manter uma linha coerente entre todos os elementos que compõem um casamento.

Depois de escolherem o local da cerimónia e o espaço de casamento, é altura de verem os vários estilos de casamento e escolherem/pensarem no estilo que gostariam de ter no vosso dia. Se não sabem por onde começar, recomendamos que façam uma pequena pesquisa pelo Pinterest, por exemplo.

Sabemos que numa primeira fase há maior tendência em selecionar tudo e mais alguma coisa porque é tudo novo e as tendências enchem-nos os olhos de tal forma que é difícil evitar. No entanto, aos poucos certas opções começam a ficar de lado e outras começam a ter maior destaque.

Mas uma coisa é certa: o estilo de casamento que escolheram deve refletir a vossa personalidade. Sim, porque existe um estilo de casamento para todo o tipo de noivos.

Por outro lado, também devem ter em consideração a estação do ano. Até podem querer realizar o vosso casamento ao ar livre em pleno inverno, mas o São Pedro pode pregar-vos uma partidinha. Já há muito se diz que “casamento molhado, é casamento abençoado”, mas será que querem arriscar?

Os casamentos de inverno são igualmente bonitos e dão registos fotográficos magníficos. O frio pode causar algum desconforto, mas hoje em dia já não se justifica passar frio. As infraestruturas estão preparadas para isso, com ar-condicionado, ventiladores, aquecedores e até lareiras.

Posto isto, se ainda não estão familiarizados com os estilos de casamento, então têm de os conhecer para tomarem a vossa decisão.

Os estilos de casamento são muito variados e podem ir desde o mais clássico ao mais citadino, bucólico e rústico. Certamente vão encontrar um (ou mais) que seja do vosso agrado e podem bem combinar vários estilos de casamento, desde que façam bem a ligação entre os vários elementos do casamento.

Vejam a seguir alguns dos vários estilos de casamento que podem escolher.

1. Clássico

O clássico nunca tem fim e acreditamos que este seja o estilo de casamento dos casais mais românticos e que cumprem todas as tradições do casamento. Para o copo d’água escolham uma quinta ou espaço de casamento com um grande salão. Podem optar por tons brancos ou creme, assim como os tons pastel. Como flores principais, as rosas, acompanhadas com folhagens verdes. Os elementos decorativos podem passam pelos castiçais e lustres.

Miguel Matos Fotografia

2. Intimista

Se pensam convidar apenas os vossos familiares e amigos mais próximos, um casamento intimista, com o máximo de 100 pessoas, é o ideal para vocês. Este estilo de casamento não é necessariamente para quem tem um budget limitado, mas para quem quer, sobretudo, partilhar este dia especial com os mais próximos. Os elementos e os arranjos florais devem ser simples.

casamento intimista
Estudio D

3. Vintage

O vintage remete-nos para algo mais clássico, antigo, maduro e ao mesmo tempo valioso recorrendo a elementos de qualquer época. A viagem no tempo acontece porque existe toda uma riqueza na decoração: relógios, a malas de viagem, jarros, uma carrinha pão de forma, etc. É um estilo que pode, de certo modo, ser quase classificado como temático.

Estilos de casamento
OCASO – True Love Stories

4. Rústico

Ideal para quem optar por um casamento na praia ou no campo. É um estilo de casamento que enaltece a madeira, as flores de campo e folhas. Consegue-se uma decoração bem acolhedora com velas, bandeirinhas, luzinhas, etc. Não é um estilo de casamento que se realiza apenas no exterior. Existem muitos espaços de casamento que apresentam um celeiro, por exemplo, onde se realizam as refeições e a animação do casamento com este estilo.

Estilos de casamento
Rita Rocha

5. Boho chic

Se és uma pessoa que ama a liberdade, o contacto com a natureza, crias as tuas próprias regras, o estilo boho é o ideal para vocês. Seja um casamento na praia, no campo ou numa floresta, o estilo boho destaca-se pela utilização de elementos mais naturais, feitos à mão, com uso de crochê, macramé, fitinhas decorativas, arranjos florais orgânicos, mesas corridas e um look nupcial mais fluído e descontraído.

casamento boho chic
Golden Days

6. Urbano

As grandes cidades também têm o seu encanto natural e é perfeitamente legítimo gostarem de tudo o que é mais urbano. Normalmente este estilo de casamento é realizado com mais frequência em hotéis, mas podem realizar numa casa senhorial, em museus ou outros espaços que o permitam. Deste modo, conseguem ter bem marcada a vida urbana no vosso casamento, como a presença de prédios como cenário de fundo, as luzes da cidade, entre outros.

Rui Teixeira Wedding Photography

7. Temático

Vocês são um casal que gostam de música? Ou então adoram todo o mundo da Marvel? Porque não adaptar todo o casamento a um tema do vosso agrado? A decoração pode facilmente ser à imagem do vosso tema. Os vossos meninos das alianças podem ter pequenos elementos da Mulher-maravilha ou do Super-Homem. Gostam da série “Game of Thrones”? Porquê que o noivo não leva uns botões de punho de Winterfell?

Estilos de casamento
Memories Fotografia

Como podem ver, um casamento temático tem imensas ideias. Só têm de adaptar aos vossos gostos e, mais uma vez, à vossa personalidade.

8. Minimalista

Um casamento com estilo minimalista recorre a pequenos elementos sem cair no exagero. Tudo muito discreto, clean e um design também todo ele muito simples. E como, por vezes, o “menos é mais”, também o vosso casamento pode ser um dia inesquecível sem grandes arranjos de flores ou cor, conseguindo alcançar a perfeição com tão pouco.

9. Romântico

Um estilo muito delicado rico em tons pastel, nude, rendas, flores mais minuciosas e delicadas e nos pequenos e discretos detalhes são os ideias para casamentos românticos.

Profoto Studios

10. Casamento a dois

O “elopement wedding” é o estilo de casamento mais íntimo e romântico que existe. Neste estilo podem adaptar cada elemento. Se gostam de natureza, podem fazer um casamento a dois no meio de uma floresta, num momento único e só vosso. Neste estilo podem convidar alguns (poucos) membros da família, eventualmente os mais próximos (pais e irmãos) e um ou outro amigo para testemunhar.

É um estilo que combina bem com casais mais tímidos ou que queiram uma cerimónia mais íntima e romântica. Pode servir também para quem tem um orçamento de casamento mais limitado.

Arte Magna

O estilo de casamento que escolherem guiará todas as outras escolhas que virão e contribuirá para a harmonia e sintonia dos vários elementos que irão compor o vosso grande dia: flores, decoração, convites, bolo de noivos, look nupcial dos noivos, acessórios e até as lembranças de casamento.

É importante termos opinião de outras pessoas, mas mais importante ainda é seguirem a vossa intuição e a vossa personalidade. Tudo deve traduzir-se na vossa identidade visual, na paleta de cores, na decoração, nas flores e nos objetos que escolheram para preencher este dia especial.


Fornecedores


1. Fotografia: Miguel Matos Fotografia | Local: Montebelo Vista Alegre Ílhavo ; 2. Fotografia: Estúdio D | Local: Yeatman; 3. Fotografia: OCASO – True Love Stories | Local: Quinta da Lage; 4. Fotografia: Rita Rocha| Local: Quinta da Eira; 5. Fotografia: Golden Days; 6. Fotografia: Rui Teixeira | Local: Palácio do Freixo; 7. Fotografia: Memories Fotografia; 9. Fotografia: Profoto Studios | Local: Quinta de Prata; 10. Fotografia: Arte Magna | Local: Gerês;

Julho 16, 2021

RELATED POSTS