O que fazer após ficar noiva?

9 passos para organizar o casamento perfeito

Ser pedida em casamento é, sem dúvida, um dos melhores momentos que passamos nas nossas vidas. Falo por experiência própria, e por já ter passado por isso venho alertar-vos para algumas questões que me surgiram posteriormente, como: “E agora? Por onde devemos começar?“, “Que vestido de noiva me ficará bem?“, “Quais os fornecedores de casamento necessários?“. Estou aqui para vos ajudar a organizar um dos dias mais importantes das vossas vidas, sem esquecer que o devem aproveitar ao máximo e da melhor forma possível. Vamos a isto?

Abaixo seguem 9 passos principais que devem seguir. Estas dicas serão uma mais valia para o sucesso no planeamento do vosso casamento.

 

1 – Pensar em como gostariam que fosse o vosso casamento

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Para além de comunicarem a vossa decisão aos familiares e amigos mais próximos, está na hora de se sentarem com os vossos noivos e discutirem sobre assuntos do casamento. É bom ter a opinião um do outro, seja em que assunto for. Para além das várias pesquisas que podem fazer no Pinterest, existem muitas outras plataformas que ajudam na inspiração de casamento. Deixem-se inspirar pelo nosso blog.

A cerimónia do vosso casamento será civil ou religiosa? Gostam de um ambiente mais rústico? Preferem a elegância e o luxo de um salão? Porque não um casamento na praia?

Que estilo melhor vos define? O estilo clássico, romântico, rústico ou boho-chic? Porque não um casamento temático? Como será a paleta de cores?

No meu caso escolhi uns sapatos de noiva cor de rosa bebe e os nossos convites (e restantes elementos impressos: marcadores de mesa, ementa, etc) eram muito simples mas de tonalidade azul muito clarinho. Foi tudo muito simples, mas foi na simplicidade que conseguimos encontrar a nossa personalidade. Encontrem a vossa.

Inspirem-se nas várias plataformas que existem. Vejam Casamentos Reais que vos inspire.

 

2 – Definir o orçamento

É a etapa menos divertida de todo o processo de organização de um casamento, mas é ao mesmo tempo a mais importante para o processo de decisão de contratar fornecedores e no número de convidados a convidar. Definam quanto podem gastar do vosso orçamento, de modo a ajudar nas vossas opções, incluir as mais importantes e excluir as desnecessárias. Não ambicionem nada que esteja acima das vossas possibilidades.

 

3 – Lista de convidados

Depois da tarefa árdua de definir o orçamento do casamento, está na altura de criarem a vossa lista de casamento ideal, sem qualquer restrição, incluindo os vossos e os convidados dos vossos pais. Numa fase posterior, estabeleçam o número de pessoas que podem convidar em função de alguns critérios que vos sejam adequados (orçamento, dimensão do local do copo d’água, entre outros). Vão querer ter um número aproximado de convidados quando reunirem com os espaços de Quintas de Casamento. Convidem quem realmente querem que estejam presentes no dia do vosso casamento. São essas pessoas que farão parte do vosso dia e que farão parte desta nova história com este novo começo a dois.

 

4 – Data e local do casamento

Fotografia: OCASO – True Love Stories

A data do vosso casamento tanto pode ser uma data à vossa escolha, ou uma data importante, como o dia em que começaram a namorar, por exemplo. No meu caso assim foi, escolhi o dia em que comecei a namorar mas com isso tivemos de recolher informação mais cedo para garantirmos que os fornecedores que gostaríamos de incluir no nosso casamento fossem aqueles para a data tão especial para nós. Foi um dia lindo, com uma cerimónia religiosa e com uma Quinta de Casamento acolhedora e elegante, com uma equipa de catering excelente. Procurem aquilo que vos irá encher as medidas, mas estejam abertos a outras alternativas.

 

5 – Definir a equipa de fornecedores

A equipa de fornecedores deve ficar definida o quanto antes, uma vez que os melhores profissionais são contratados entre um e dois anos de antecedência, assim como os espaços de casamento. Ambicionam pelo vosso espaço de sonho, um fotógrafo que descreva as vossas emoções e que seja do vosso agrado? Gostavam de casar numa data especial? Então o tempo e a antecedência com que planeiam irá ajudar-vos quanto a isso. Se preferirem podem contratar o serviço de Wedding Planner que vos irá ajudar em todo o processo. A nossa lista de fornecedores poderá ajudar-vos numa primeira seleção.

 

6 – Sessão de solteiros

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Gosto sempre de sugerir que façam uma sessão de solteiros antes do casamento pois há parâmetros que podem ser facilmente avaliados com as fotografias da sessão de solteiros, é o caso da maquilhagem. Sugiro que marquem a prova de maquilhagem para o mesmo dia da sessão de solteiros para verificar tanto a sua durabilidade ao longo do dia, assim como o resultado final nas fotografias. Para além disso, estas fotografias podem servir para renovar aquelas velhas fotografias que têm na vossa mesinha de cabeceira, podem usá-las como marcadores de mesa no local do copo d’água ou como livro de honra. Inspirem-se com as sessões de solteiros do nosso blog.

 

7 – Encontrem o vestido dos vossos sonhos

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Não foi difícil escolher o meu vestido de noiva e até pensei que fosse demorar mais tempo. Vocês vão saber quando encontrarem o vosso vestido de noiva ideal. Inicialmente comecei por recolher ideias do Pinterest, a ver coleções de estilistas e a visitar feiras de noivos. O passo seguinte passou por contactar as lojas de vestidos de noiva e fazer uma visita. Experimentei poucos vestidos, o segundo foi a minha escolha. Vesti mais uns quatro ou cinco mas aquele foi o tal. Acredito que será o mesmo com vocês. Sempre gostei de planear tudo com alguma antecedência e com o vestido foi igual. Sugiro-vos que também o façam porque muitas vezes as lojas de vestidos de noiva apenas têm um tamanho standard na loja e têm de mandar vir de fábrica com as vossas medidas todas direitas e, por vezes, pode demorar. Vejam o nosso artigo com alguns exemplos de vestidos de noiva. Espero que vos inspire.

 

8 – Mantenham-se organizadas

Quanto mais cedo começarem a pesquisar, visitar, reunir e a decidir os mais ínfimos pormenores mais tempo vos irá sobrar para outros pormenores. Por isso, definam uma lista de tarefas desde o início, acrescentem uns itens, risquem outros e ao longo do tempo vão ver que valeu a pena planear tudo ao pormenor e com a devida antecedência, vão evitar andar sobrecarregadas, stressadas e o casamento terá tudo para correr bem. Há várias maneiras de se manterem organizadas durante o processo de planeamento de casamento. A nossa “Checklist Wedding Planning” poderá ajudar-vos muito. Existem ferramentas como o Wunderlist para definir as várias tarefas ou o Google drive. Por outro lado, hoje em dia existem fornecedores de diários de noiva ou agendas.

 

9 – Aproveitem o grande dia!

Apesar de toda a vossa ansiedade e stress, que é perfeitamente normal quando se está a organizar um casamento, nunca se esqueçam de aproveitar cada segundo e cada momento dessa organização. Deleguem tarefas, confiem no trabalho dos vossos fornecedores, eles têm muita experiência no mundo dos casamentos. Não há nada melhor do que chegar ao fim e pensar “tudo valeu a pena, todo o esforço e toda a dedicação”.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Todo o processo de organização de um casamento não é fácil, mas torna-se mais fácil quando feito com a devida antecedência. Não se esqueçam de registar as vossas dúvidas, os vários passos de todo o processo mas também recordem o vosso dia. Coloquem nas vossas agendas ou diários de noiva as fotografias do vestido de noiva, os vossos sapatos de noiva, os vossos pormenores e descrevam como foi cada momento. Ele estava nervoso quando entrei na igreja? Chorou? E eu, como reagi durante o dia? Como começou o dia? Acho que são perguntas pertinentes que mais tarde vão querer recordar.

Vivam cada momento como se fosse único e eternizem esses momentos para mais tarde recordarem.

Eu hoje recordo o meu grande dia como único e sinto que não poderia ter sido de outra forma.

Vejam também como podem organizar o vosso dia de casamento:

Cronograma de casamento

Checklist Download