Depois do pedido de casamento, outros assuntos precisam ser analisados. Um deles é fazer uma primeira lista de convidados e outra, muito importante, é a escolha dos padrinhos e madrinhas de casamento. Os padrinhos e madrinhas de casamento desempenham papéis importantes. Para além de serem as principais testemunhas da vossa união, serão também aqueles que vos vão ajudar a aliviar algum trabalho na preparação de todo o casamento.
No sentido de mostrarem um carinho especial pelas pessoas que querem escolher como vossos padrinhos e madrinhas de casamento, ofereçam algum elemento personalizado onde expressam o vosso entusiasmo.
Quantos padrinhos devo escolher?
Não existe um número certo, mas sim aquelas pessoas que acham que faz sentido que testemunhem a vossa união. Hoje em dia já se fugiu um pouco à tradição de escolher um casal simbólico do amor eterno, optando por escolher vários amigos e/ou amigas, por exemplo.
OCASO – True Love Stories
Que tarefas podem desempenhar os padrinhos e madrinhas de casamento?
Antes do casamento: com os preparativos do mesmo, na organização da despedida de solteiro(a), ajudar na identidade do casamento ou na escolha dos fornecedores, distribuir tarefas para o grande dia pelos demais convidados. Para além dos pais, podem ainda contar com a ajuda dos padrinhos para a escolha da vossa indumentária.
Lovely Moments
Dia do casamento: neste dia tão especial é normal que as emoções estejam todas à flor da pele, desde os preparativos da maquilhagem, do penteado de noiva, assim como aqueles abraços apertados dos familiares. Deste modo, alguns de vocês pode nem conseguir verificar se está tudo OK. Por isso, antes do grande dia, façam um cronograma dos principais acontecimentos e as principais tarefas que precisam ser desempenhadas pelos padrinhos e madrinhas, bem como por outros convidados. Se pedirem ajuda aqueles que sabem que não vos vão faltar, eles certamente ajudam de bom grado.
Arte Magna
É importante que alguém fique responsável por verificar se o vestido da noiva está bem e esticar o véu quando necessário. Assim como também é importante que alguém se responsabilize pelos cestos das pétalas e pelo arroz ou na recolha dos cestos depois do momento da saída dos noivos da igreja. Ou então que distribuam o mapa para o local do copo d’água, ou até distribuir as fitinhas para os vossos convidados colocarem nos seus carros, por exemplo. Como vêem, há várias tarefas a desempenhar e os padrinhos e madrinhas podem-vos ajudar nessas pequenas tarefas ou até delegar com outros convidados.
Durante a festa: faz parte da tradição os padrinhos e madrinhas proferirem algumas palavras de carinho aos noivos durante a festa do casamento, tornando-se num momento bastante emotivo. Mas para aqueles mais tímidos que não gostam desse tipo de exposição, não desanimem, podem ainda preparar outras surpresas igualmente válidas e emotivas, como a elaboração de um vídeo com fotografias antigas ou até um vídeo-comédia onde junta vários familiares e amigos.
Durante o baile: podem ainda dar um passinho de dança com os vossos padrinhos e madrinhas de casamento. Ajudar na distribuição das lembranças de casamento ou, na altura do corte do bolo, na distribuição de sparkles, balões ou outros elementos.
Como posso escolher os meus padrinhos e madrinhas de casamento?
A escolha dos padrinhos e madrinhas de casamento deve ser feita pelos motivos que considerem mais importantes: uma avó que é como mãe ou um tio que é como um pai, os padrinhos de batismo, os próprios pais, os irmãos, uma amiga muito especial ou até um conjunto de vários amigos. A decisão final deverá sempre ser dos noivos e, embora até nem considerem todas as tarefas que possa desempenhar, o importante é o que aquela(s) pessoa(s) representa(m) para vocês.
Maria Imaginária
Se numa fase inicial se estiverem com dúvidas, façam uma pequena lista das pessoas candidatas ao lugar de padrinhos de madrinhas de casamento. De seguida verifiquem se preenchem os seguintes requisitos e respondam a algumas das questões para chegarem à vossa decisão final:
1- Gostava que os meus padrinhos de casamento fossem um casal.
2- A escolha dos padrinhos e madrinhas deve chegar a um consenso por parte dos dois, para que não comecem com desentendimentos logo no início do casamento. Deverá haver espaço para negociação e flexibilidade.
3- Sentimos um carinho muito especial pelas pessoas que queremos escolher?
4- Convivemos regularmente com essa(s) pessoa(s).
5- Fazemos questão que façam parte da nossa vida para sempre.
6- Queremos partilhar o altar com aquela(s) pessoa(s).
7- Só quer a nossa felicidade.
8- Que ligação temos com essa(s) pessoa(s)?
9- Levamos em consideração as suas opiniões.
10- Confiamos nessas pessoas.
11- Vemo-nos ou falamos com frequência
12- Quero realmente escolher aquelas pessoas porque são especiais e não porque deveria escolher por uma ou outra razão.
Seja qual for a vossa decisão, as pessoas que escolherem para vossos padrinhos e madrinhas de casamento vão estar certamente à altura do seu papel. O importante é que sintam que são as pessoas ideais para vos acompanharem em todo processo, desde o momento inicial de preparar o casamento, acompanhar durante o dia mais importante das vossas vidas e os demais que ainda estão para vir.
Com amor e dedicação tudo se consegue
Seja rico, pobre, velho ou novo, o que importa é que com amor e dedicação tudo se consegue. Nem que seja apenas o apoio psicológico, já é uma ajuda.