Uma das importantes tarefas de casamento é a definição da identidade visual de um casamento. Ela irá ditar uma pouco da vossa personalidade, mas também vai compor o cenário do vosso grande dia, com as várias cores, desenhos e/ou elementos impressos nesses materiais de papelaria.
Entende-se por identidade visual o conjunto de elementos gráficos que pretendem comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de determinado assunto. No casamento o significado não é muito diferente e alguns dos elementos que compõem a identidade visual do casamento podem ser os vossos nomes, um eventual monograma, as cores, a tipografia, as ilustrações, as embalagens (como envelopes ou caixinhas para lembranças), padrões e até os vários tipos de materiais a utilizar, como o tipo de papel, fitas, pérolas, entre outros.
Não interessa qual o estilo do vosso casamento – seja ele clássico, rústico, romântico ou industrial – existem infinitas maneiras de criar a identidade visual do casamento, com acabamentos igualmente bonitos, modernos e memoráveis. Contudo, a identidade visual deve ter o mesmo padrão e todos os elementos do casamento, realçando a harmonia entre eles.
No entanto, nem sempre é fácil combinar cores e estilos de modo a que tudo no global esteja em perfeita harmonia. Assim, para os menos experientes, façam várias combinações antes de tomarem a vossa decisão. Podem partir do princípio que tudo deve seguir a vossa personalidade enquanto casal, permitindo que toda a linha gráfica e a decoração do casamento transmitam essa personalidade e a vossa perfeição.
Importância da identidade visual de um casamento
A identidade visual do casamento dita a forma como os noivos querem contar a sua história, com as cores, o design e outros detalhes. A ideia destes elementos de papelaria é que tudo siga o mesmo estilo visual, seja ao nível dos convites, dos menus de casamento, das placas de mesa, etiquetas, livro de honra, entre outros. Os elementos devem estar em perfeita harmonia, principalmente no que concerne à paleta de cores, incluindo também a decoração e os elementos que a irão preencher.
Convite – A Pajarita
Como definir a identidade visual de um casamento?
A identidade visual do casamento deve estar enquadrada com o estilo dos noivos e estar em plena harmonia com o sua vibe. Um casal que adora campo, pode muito bem escolher elementos impressos que tenham algumas flores de campo, por exemplo. Por outro lado, um motivo marítimo como a estrela-do-mar é um exemplo que se enquadra perfeitamente num casamento na praia.
Economato – Pergaminho Design
O que pode englobar o economato do casamento?
CONVITES DE CASAMENTO: aqueles que darão o primeiro vislumbre do dia do vosso casamento. Quando entregarem os convites aos vossos convidados sabem que têm a oportunidade de mostrar um pouco o vosso estilo e levantar um pouco o véu daquilo que está para vir. É, assim, importante que escolham o estilo de convite que combinará com o casamento. De certo modo, o estilo e as informações que vão no convite podem ajudar os convidados a escolherem o tipo de indumentária que irão levar.
Convite – Flor d’Alecrim
SAVE THE DATE: serve para anunciar que os noivos marcaram a data do seu casamento, partilhando com os convidados a data e (indiretamente) pedindo para reservarem aquela data especial.
VOTOS DE CASAMENTO: para quem pretende trocar umas palavras durante a cerimónia de casamento, podem deixar o apontamento da vossa identidade visual do casamento. Seja apenas pela presença da mesma tipografia, paleta de cores ou até do vosso monograma.
MISSAIS: nas cerimónias religiosas normalmente fazem-se leituras e cânticos específicos e esses elementos devem também seguir a mesma identidade visual do casamento, enquadrando-se também na decoração da cerimónia.
MAPAS DE LOCALIZAÇÃO: os convidados que não estão tão familiarizados com o local da cerimónia ou a cidade onde irão realizar o copo d’água, um mapa de localização pode ser útil para que ninguém se perca e chegue atraso.
Fotografia – OCASO True Love Stories
MENUS: a ementa do casamento deve também ter o seu espaço reservado nas mesas de casamento, independentemente do tipo de refeição escolhida. Os convidados, deste modo, podem verificar tudo o que será servido durante a refeição, assim como os possíveis pratos alternativos. Por outro lado, pode também funcionar quase como uma espécie de cronograma de refeição.
Menu – Invite Momentos
PLACAS E LISTA DAS MESAS: os convidados devem saber em que mesa se vão sentar e, para isso, a lista das mesas normalmente está localizada antes da entrada no salão. Nesta lista aparecem os nomes ou números das várias placas que estarão nas mesas e o nome dos convidados. As placas são colocadas em cada mesa para indicar o nome da mesma. Para casamentos mais intimistas, por vezes são colocados os nomes dos convidados individualmente em cada prato.
Placa mesa – Invite Momentos
CARTÕES DE MENSAGENS: em alternativa ao livro de honra, podem fazer uns pequenos cartões de tamanho A5 onde cada convidado pode deixar a sua mensagem de felicidades aos noivos. Neles podem colocar no topo os vossos nomes e/ou o vosso monograma.
Economato – A Pajarita
ETIQUETAS E OUTROS: os lembranças de casamento podem levar etiquetas com o vosso monograma, umas fitas à cor do vosso casamento, saquinhos ou até caixas para transporte das mesmas. Do mesmo modo, as lembranças podem levar também pequenos cartões a agradecer a presença dos vossos convidados.
MoldeDesing
Das fontes à paleta de cores, dos envelopes aos mais ínfimos pormenores e detalhes pessoais que vão optar por incluir, cada pequeno detalhe representa-vos enquanto pessoas individuais mas também enquanto casal, assim como o dia do evento onde ambos dirão “Sim”.
Vejam também: