É considerado um elemento indispensável no dia do vosso casamento e, por isso, o ramo de noiva é um dos acessórios importantes num look nupcial pois acompanha a noiva desde o início do dia sendo deixado no momento em que uma das solteiras tem a sorte de o apanhar.

Todas as noivas desejam sentir-se confiantes no dia do seu casamento e este sentimento passa, sobretudo, pelo modo como se apresentam. Assim, o ramo de noiva que reflete o estilo da noiva, deve ser escolhido depois dos restantes pormenores da noiva, como o vestido de noiva, os sapatos de noiva, véu, assim como a maquilhagem de noiva, o penteado de noiva e a decoração do casamento. No entanto, apesar de parecer simples, o ramo de noiva é também uma tarefa que merece especial atenção, pelas várias formas e cores de bouquet, seja com flores naturais ou artificiais, com rendas, jóias, entre outros.

Fotografia: Lovely Moments

É um acessório de noiva que deve ser, sobretudo, um complemento fiel do vestido, da maquilhagem e da sua própria personalidade. Para além das flores escolhidas, o que dita a originalidade do ramo de noiva é, sem dúvida, o modelo. Este, por sua vez, pode ir desde o estilo redondo, passando pelo ramo em cascata, até ao modelo braçada.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Ramo arredondado – o tradicional ramo de noiva redondo continua no top dos ramos mais escolhidos pelas noivas. É um estilo de ramo mais intemporal. No entanto, atualmente os bouquets de noiva clássicos sofreram ligeiras modificações e, para além das convencionais rosas, há também a exibição de flores de pétalas verdes, carnudas e suculentas.

Ramo minimal – modelo de ramo de noiva destacado pela sua simplicidade. Apresenta uma única cor, assumindo um visual bastante elegante.

Ramo em cascata – está disposto na vertical, ideal para noivas mais altas e com vestido clássico com corte de princesa. É um modelo de ramo assimétrico, longo e descontraído. Possui um formato arrojado, mas ao mesmo tempo elegante.

Ramo alagado – Modelo onde os verdes ganham especial destaque, criando uma imagem campestre de carácter forte, suavizado pela delicadeza das flores.

Para vos inspirar com os mais variados modelos de ramos de noiva, reunimos alguns exemplos de flores de casamento que fazem parte da escolha das noivas para o seu bouquet de noiva, tendo em consideração os factores que se seguem.

 

Combinar o ramo de noiva com o estilo do vestido de noiva

É na subida ao altar que a noiva faz a sua primeira aparição e todos os olhos estão postos nela, no seu vestido de noiva e no visual que esta escolheu para a ocasião. E, como não podia deixar de ser, o ramo de noiva deve estar em perfeita harmonia com o estilo de vestido que escolherem para conseguirem realçar os melhores detalhes, favorecendo a própria silhueta da noiva, dando equilíbrio ao conjunto. Sabem quais os tipos de ramos de noiva que combinam com o vestido de noiva que idealizam para o dia do vosso casamento? Vejam as nossas sugestões.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Vestido clássico – para um vestido de noiva clássico, de princesa, as flores do bouquet de noiva deverão ser mais clássicas, de uma só variedade, com cores suaves e delicadas.

Vestido linhas direitas – um vestido de noiva mais simples, logo requer elementos florais mais elaborados e arrojados, primando sempre pela harmonia e elegância do conjunto. Destaquem os verdes e com poucos apontamentos de cor, tornará o conjunto mais elegante. Por isso, deem primazia a espécies de uma só cor ou flores dentro dos mesmos tons.

Vestido boémio e descontraído – é um estilo de vestido de noiva que pede ramos de noiva orgânicos e naturais. A mistura de várias espécies, com apontamentos como fitas coloridas, tecidos ou fio rústico darão o toque perfeito.

 

O ramo de noiva deve ir de encontro com a estatura do vosso corpo

Embora possa parecer exagero, a verdade é que a forma do nosso corpo é um aspecto que influencia, não só na escolha do nosso vestido de noiva, mas também na escolha do bouquet de noiva. Uma vez que o ramo tem grande destaque no conjunto do look de noiva, é fundamental que a escolha recaia sobre a nossa figura e que combine perfeitamente com o resto do visual.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Se és uma noiva alta não deves escolher um bouquet de noiva demasiado pequeno pois não sobressairá a sua beleza. O contrário também se verifica, uma noiva baixinha aconselhamos ramos de casamento que sejam mais pequenos e harmoniosos, com flores pequenas e delicadas para acompanhar bem a tua altura.

 

Escolher as flores do ramo de noiva segundo a estação do ano

Apesar de hoje em dia ser mais fácil escolher qualquer tipo de flor em qualquer altura do ano, gostamos de realçar que as flores da época são a opção mais indicada para o ramo de noiva devido à sua durabilidade, facilidade no seu manuseamento, transformação e com valores mais em conta.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Casamentos de Primavera – a Primavera é a altura do ano em que os campos se enchem de cor e onde as flores começam a fazer parte dos demais cenários. Arranjos coloridos, com diferentes espécies – valores mais baixos pela grande oferta e pelo clima ameno. Bouquet composto por peónias, rosas, cravos, lavanda, girassóis, lírios, gipsófilas, túlipa, entre outras.

Casamentos de Verão – a estação mais quente do ano requer determinados cuidados. Não são aconselhadas flores sensíveis ao calor e que apresentem cheiro forte, especialmente se quiserem celebrar o vosso casamento num local fechado. Recomendamos apostarem em flores mais resistentes ao calor, como orquídeas e suculentas que se adaptam mais facilmente a qualquer tipo de decoração. Para além das peónias e rosas, também são recomendadas para esta estação as hortênsias, magnólias, papoilas e flores de campo.

Casamentos de Outono – com a chegada do Outono, chegam também os encantadores tons dourados e castanhos desta estação. Flores como hibiscos, amores-perfeitos, túlipas, camélias, lírios e orquídeas são algumas das opções que recomendamos para esta altura do ano.

Casamentos de Inverno – com a chegada da estação mais fria do ano, a escolha das flores torna-se mais limitada e mais difícil devido à sua escassez. Contudo, existem opções igualmente bonitas e elegantes. Nesta estação são flores como túlipas, jarros, rosas e camélias as principais escolhas.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Algumas flores florescem durante todo o ano, como é o caso das orquídeas, cravos e lírios. Contudo, os valores podem variar em função da altura do ano em que são requisitadas.

 

Escolher o ramo de noiva de acordo com o estilo ou tema do casamento

O estilo que escolherem para o vosso casamento deverá considerar-se quando pretenderem escolher o vosso ramo de noiva. Assim, uma vez escolhidas as cores e elementos que estarão visíveis na decoração do vosso casamento, decidam o estilo do bouquet, verificando se tudo está em perfeita harmonia.

Fotografia: Pedro Pinto – Fotografia

Casamento clássico – flores clássicas como rosas, papoilas, peónias e ramos silvestres combinam facilmente com os centros de mesa, velas ou candelabros escolhidos para a decoração do casamento.

Casamento moderno – aposta nos tons pastel com a combinação entre flores de caule comprido com flores redondas e mais pequenas, como as túlipas, rosas ou camélias.

Casamento vintage ou rústico – bouquet de flores em tons nude com combinação de flores silvestres.

Casamento romântico – na presença de tonalidades naturais como o verde, o azul, o castanho ou o branco, pede que se aposte nos tons nude, contrastando com flores de cor viva.

Casamento na cidade – para um casamento cosmopolita devem apostar em flores de talo comprido como as túlipas ou rosas.

 

Personaliza o teu ramo de noiva

Fotografia: OCASO – True Love Stories

Personalizar o nosso ramo de noiva com elementos que tenham algum significado pessoal é a melhor forma de o tornar único e à nossa imagem. Estes elementos devem estar presentes mas não demasiado evidentes.

Fotografia: Memories – Fotografia

Uma flor específica, um acessório de família, uma medalha com fotografia de algum familiar como forma de o homenagear, uma jóia, fitas em cetim ou flores com uma determinada cor de interesse pessoal são algumas das inúmeras opções que podem tornar o vosso ramo de noiva único e especial.

Fotografia: OCASO – True Love Stories

São inúmeras as opções de escolha e há que ter em consideração os aspectos mencionados anteriormente, mas acima de tudo o vosso bouquet de noiva deverá ser tão confortável quanto os vossos sapatos de noiva. Afinal, o ramo de noiva está nas vossas mãos desde que saem de casa e só praticamente quando entram para o salão para jantar é que o pousam.

Fotografia: Pedro Pinto – Fotografia

Dica: Procurem as mais diversas fontes de inspiração para realizarem um casamento de sonho. A White is Perfect ajuda-vos a inspirarem-se através de casamentos reais e com as mais variadas ideias e inspirações.

 

Inspirem-se. Mas sobretudo mantenham-se fiéis a vocês mesmas e usufruam do dia do vosso casamento. Tudo feito com amor e dedicação tem tudo para correr bem. E se algum aspecto não correr conforme o planeado encarem isso como um processo de aprendizagem e levem com naturalidade. O importante é divertirem-se e serem felizes no dia mais feliz das vossas vidas e que passa tão rápido.

 

Fotografia: Lovely Moments

Fevereiro 5, 2019
Fevereiro 18, 2019

RELATED POSTS

LEAVE A COMMENT