Quando devo entregar o convite de casamento? Com data marcada, a lista de convidados definida e já escolheram o modelo dos vossos convites de casamento. Já impressos, o próximo passo é entregá-los para que os vossos convidados reservem essa data tão especial.

Já todos nos questionamos sobre “quando devo entregar o convite de casamento?”. Quando este dia chega é sinal que o dia mais especial das vossas vidas está para chegar. E é tão bom que assim seja. Tu, a tua cara metade e os vossos convidados, num ambiente moldado à vossa personalidade e gostos.

Estilo do convite de casamento

O convite de casamento devem ser dos primeiros elementos gráficos a serem impressos. Assim, é importante que desde cedo definam o estilo do vosso casamento, assim como a paleta de cores e a tipografia para que tudo tenha uma identidade uniforme e harmoniosa. Desta forma, todo o estacionário pode seguir a mesma linha visual: convites, menus de casamento, placas de casamento, etiquetas das lembranças de casamento, entre outros.

Com quanto tempo de antecedência devo entregar o convite de casamento?

Essa é uma questão que pode variar. Mas nós, enquanto White is Perfect, achamos que, pelo menos, 6 meses de antecedência é o ideal. Porquê? Vejam as seguintes razões.

  • Tarefas comuns a todos os convidados, independentemente de morarem perto de vocês, na mesma cidade, cidades diferentes ou no estrangeiro, precisam comprar roupas, arranjar marcação em cabeleireiros ou maquilhagem, assim como pensarem na prenda que irão oferecer aos noivos;
  • Para convidados que moram em diferentes cidades, eventualmente há a necessidade de arranjar alojamento para ficarem a dormir no dia do vosso casamento e, quem sabe, ficarem mais uns dias;
  • Convidados que moram no estrangeiro, para além do anteriormente referido, têm ainda a preocupação de marcarem férias e viagens. Deste modo, a antecipação só os ajudará na organização destes (e outros) aspectos;
  • Para alguns convidados específicos, como damas de honra, padrinhos e meninos das alianças, também é necessária alguma antecedência devido a toda a logística que o seu papel tem. As damas, por exemplo, precisam organizar-se se querem arranjar vestidos iguais ou idênticos naquela cor específica. Por outro lado, estas pessoas podem ainda ajudar-vos durante os preparativos de casamento e, assim, não se sentirem tão desamparados durante o processo de organização do vosso casamento.

São todas boas razões para anteciparem a entrega dos vossos convites de casamento. Como o podem fazer? É simples.

  • Para aqueles convidados que moram perto de vocês, achamos giro manter a tradição de os entregarem pessoalmente. Não só para verem as suas reações mas também por ser um gesto tão simples mas que mostra a vossa vontade de terem aqueles convidados num dos dias mais importantes das vossas vidas.
  • Para familiares e/ou amigos que morem noutras cidades, podem optar por irem dar um passeio por esses locais, conhecer alguns cantinhos que temos por Portugal (ou outros) e no regresso passarem por casa desses familiares.
  • Menos fácil será a entrega aos que estiverem no estrangeiro. Neste caso, optem por enviar um Save The Date (convite digital). Em que consiste? Diretamente da tradução do inglês, um Save The Date significa “reservar a data”, e tem o objetivo de comunicar com antecedência um evento, neste caso o dia do vosso casamento. Entende-se, de certa forma, como um pré-convite de modo a informar sobre a data do casamento, onde deve constar a data da cerimónia, para que possam reservar no calendário e não marcarem mais nada para esse dia, facilitando o processo de organização para o grande dia.

Para estas e outras dúvidas de quando devem realizar cada etapa do planeamento de casamento, criamos uma checklist que vos irá ajudar em todo o processo de organização do vosso casamento. Só têm de descarregar no final dessa página.

RELATED POSTS